Kafka à beira-mar de Haruki Murakami

postado em: FreeBooks, Quem escreve | 0
Compartilhar:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
https://www.kbook.com.br/quem-escreve/kafka-a-beira-mar-de-haruki-murakami
Twitter
SHARE

Antes de mais nada, Kafka à beira mar não tem nada a ver com o escritor Austro-húngaro ou tcheco (se sua geografia estiver atualizada) criador da famosa obra “Metamorfose”.

Kafka é um dos protagonistas do livro de Haruki Murakami, que narra sua própria história. Ele e seu pai vivem sozinhos em Tóquio há mais de dez anos, desde que sua mãe saiu de casa, sem dizer uma palavra, com sua irmã mais velha.

Ainda menino ouviu seu pai profetizar que um dia ele iria matá-lo e ainda, como se isto já não fosse uma tragédia, ainda iria dormir com sua mãe. Para fugir deste destino hediondo, adolescente, resolve fugir de casa e ir ao encontro de sua mãe.

A obra, que à primeira vista, parece inspirada na tragédia grega do mito de Édipo, na verdade, segundo Haruki, deixa claro que o mito é apenas um dos muitos temas do seu romance.

“Desde o início eu tinha a intenção de escrever sobre um rapaz de quinze anos que foge da casa de um pai sinistro e parte em busca da mãe. Essa história se conectava naturalmente ao mito de Édipo. Mas, ao que eu me lembre, não o tinha em mente ao começar. Mitos são os protótipos de todas as histórias. Quando escrevemos uma história criada por nós mesmos, é impossível que ela não tenha ligações com mitos de todos os tipos. Eles são como reservatórios que contêm todas as histórias possíveis.”

Uma das características de Haruki Murakami é o fantástico em sua escrita. A exemplo disso há o personagem Nakata, que é um senhor analfabeto que tem a habilidade de conversar com os gatos e pode dormir mais de trinta horas sem se mexer.

Senhor Fantástico

Quem está acostumado com mangás, já sabe da paixão japonesa pelo surreal e o impossível. A narrativa do sol nascente sempre viaja para além das fronteiras do comum.  E quando se fala em literatura japonesa, não se pode deixar de fora Haruki Murakami.

Nos últimos anos seu nome sempre aparece entre os favoritos ao Nobel de Literatura. Já em seu país é muitas vezes desprezado pela crítica por sua popularidade. Isto também ocorre em outros países, até aqui no Brasil, onde autores populares são vistos como uma espécie de fast food literário.  O que é uma grande besteira, já que não há regras de o que é culto tem de ser apreciado por poucos.

Haruki Murakami

Murakami nasceu em Quioto pouco tempo após a Segunda Guerra Mundial, filho de um sacerdote budista com a filha de um comerciante de Osaka.

Frequentou a Universidade de Waseda, em Tóquio, onde estudou, entre outras disciplinas, o teatro. Antes de terminar o curso, abriu um bar de jazz chamado Peter Cat.

Escreveu o seu primeiro romance – “Ouça a canção do vento” – em 1979.  Em 1987, com Norwegian Wood, se tornou famoso no Japão.

Aficionado em esportes de resistência: participa de maratonas e de triatlos, embora só tenha começado a correr depois dos 33 anos.
Abaixo o livro para download e se preferir o livro físico, também há um link. Boa Leitura!

É só clicar, baixar e ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *