10 livros online de Arthur Conan Doyle – Shelock Holmes

postado em: FreeBooks, Quem escreve | 0
Compartilhar:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
https://www.kbook.com.br/freebooks/10-livros-online-de-arthur-conan-doyle-shelock-holmes
Twitter
SHARE

10 livros online de Arthur Conan Doyle – Shelock Holmes

O personagem mais conhecido de Sir Arthur Ignatius Conan Doyle foi sem dúvida o detetive Sherlock Holmes.

Considerado uma inovação na literatura criminal, é ainda hoje, inspiração para filmes, seriados e até quadrinhos. O Batman, por exemplo, começou como um detetive antes de se aventurar no universo dos seres superpoderosos.

No entanto Conan Doyle não escreveu somente romances policiais, ele também se aventurou em poesias, obras de não-ficção e até ficção científica.

 

E o Sherlock Holmes?

A sua primeira aparição foi em 1887 na revista Beeton’s Christmas Annual a história se chamava “O estudo em vermelho” (o livro está listado aqui). Em 1891, Holmes estreou na Stand Magazine com o conto “Um Escândalo na Boêmia”. O conto rendeu ao personagem a sua fama.

O personagem tornou-se tão poderoso que chegou a engolir o próprio Conan Doyle, que muitas vezes chegou a ser reconhecido como “o homem que criou Sherlock Holmes”.

 

Criador e Criatura

Parece raro, mas não é. Com alguma frequência alguns personagens superam os seus criadores no quesito fama. Muitas vezes você conhece o personagem, mas não sabe, ou não lembra quem os criou. Abaixo lei alguns deles:

O Grande Irmão ou Big Brother, ficou mais famoso com o programa da Globo, mas ele surgiu no livro 1984 de George Orwell, era uma entidade que via e regulava a vida de todos, um tipo de Deus das massas.

Drácula. Não fosse o filme Drácula de Bram Stoker, a maioria nunca saberia que criou o lendário chupador de sangue.

Quem nunca ouviu falar de Don Quixote, o cavaleiro errante? Desde que ele saiu de sua biblioteca e ganhou o mundo como o último dos cavaleiros, tornou-se o personagem mais explorado de todos os tempos. Quem o criou? Miguel de Cervantes.

James Bond. O agente secreto inglês com permissão de matar deixou para trás o seu criador Ian Fleming e está até os dias de hoje, conquistando lindas garotas, matando bandidos e quando sobra tempo, salva o mundo.

A lista não tem fim, e para terminar uma curiosidade sobre o detetive Sherlock Holmes.

 Conan Doyle tentou matar o seu personagem, ele tinha tudo planejado:  Holmes e Moriarty aparentemente mergulhariam nas Cataratas de Reichenbach e encontrariam juntos, a morte. Isto aconteceu na história The Final Problem.

Imediatamente houve uma passeata em Londres e a manifestação pública atingiu tal proporção que Conan Doyle, se rendeu.

Holmes retornou na história A Casa Vazia, com a explicação de que apenas Moriarty havia caído, mas como Holmes tinha outros inimigos perigosos, especialmente o Coronel Sebastian Moran, ele fingiu estar “temporariamente” morto.

 

Bom, histórias à parte, seguem abaixo 10 livros de Conan Doyle, será que Holmes está entre eles?

Elementar.

É só clicar, baixar e ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *