As Crônicas de Gelo e Fogo – George R. R. Martin

postado em: Quem escreve | 0
Compartilhar:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.kbook.com.br/quem-escreve/as-cronicas-de-gelo-e-fogo-george-r-r-martin
Twitter
SHARE

As Crônicas de Gelo e Fogo, conhecida pela série de televisão Game of Thrones, é o sonho de qualquer escritor. A forma como o autor conduz cada personagem é simplesmente fantástica, são todos críveis, reais, e mais, todos podem morrer de uma hora para outra.

Se você se prende a um personagem e começa a torcer por ele, pode ficar órfão no meio do caminho (Ned Stark que o diga). Muitos chegaram a comparar George R. R. Martin com Tolkien (senhor dos anéis), mas as duas tramas são bem diferentes. A presença de seres mágicos nas Crônicas de Gelo e Fogo são mais dosadas, o foco principal é nos relacionamentos, nas intrigas, no humano.

Talvez tenha sido esta pegada que conquistou o público, se fosse um mundo inteiramente fantástico seria só mais uma cópia de Tolkien, o que definitivamente não é o caso.

No livro você acompanha o desenvolvimento de cada personagem, até das crianças, e apesar de não ter grandes batalhas como em o Senhor dos Anéis, as tramas, ambições, ódios e vinganças, tudo te faz colar no livro de tal maneira que você acaba achando que as páginas estão sumindo rápido demais.

Trilogia?

Inicialmente a séria de livros foi concebida para ser uma trilogia, mas o bolo cresceu e sai em muito da forma. Hoje já tem cinco volumes publicados e há um projeto para outros dois.

Além disso Martin também escreveu três contos e algumas novelas que são resumos dos livros principais.

Sem contar que sua obra já virou videogame, histórias em quadrinhos e é claro a série Game of Thrones.

Entendendo a Saga

Basicamente existem três argumentos que se interligam no decorrer da trama: A rivalidade entre as casas na disputa pelo trono dos sete reinos, a ameaça de criaturas sobrenaturais que habitam além das muralhas do Norte e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha do rei louco deposto 15 anos antes em outra guerra, de retomar seu lugar no trono.

Esta é só a base da trama, no decorrer da história, muitas outras tramas menores aparecem crescem e se resolvem, por bem ou por mal (é neste momento que você joga o livro na parede para voltar logo depois e continuar a ler).

Personagens que se apresentam como vilões se mostram “legais” em outros momentos, esta é uma característica muito boa do livro, todos os personagens são humanos, que são bons e maus dependendo da situação e de como foram criados, é claro sempre terá um facínora que merece morrer, que é um canalha de corpo e alma, mas ainda assim é humano.

George R. R. Martin

George Raymond Richard Martin nasceu em Bayonne no dia 20 de setembro de 1948). Mais conhecido como George R. R. Martin ou simplesmente GRRM, é um roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia. Ele foi declarado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011 pela revista TIME.

 

Durante a década de 1980, começou a escrever para a televisão e trabalhar como editor de livros. Trabalhou nas séries The New Twilight Zone e Beauty and the Beast.

Como editor de livros, ele supervisionou o desenvolvimento da série Wild Cards, que continua sob sua direção e edição, com mais de vinte volumes publicados.

Em 1991, Martin começou a escrever sua obra mais famosa: As Crônicas de Gelo e Fogo. O primeiro volume, A Guerra dos Tronos, foi publicado em 1996.

Em novembro de 2005, O Festim dos Corvos, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times e do The Wall Street Journal.

É para se ter na estante!

Deixe uma resposta