Primeiro de Abril

Depois de um longo tempo sem postar (compromissos inadiáveis e um projeto complicado), nada melhor que voltar à ativa no dia da mentira!

E o que a mentira tem a ver com a literatura?

O que é a mentira senão uma história bem contada que acoberta a verdade?

A ficção usa das famosas licenças poéticas para disfarçar um tema que não se domina muito bem ou para deixar a história mais interessante.

Muitos escritores chegam a “brincar” com a realidade distorcendo fatos em favor de uma boa narrativa.

Mas a mentira é mentira, pode ser usada para benefício próprio, na maioria das vezes, mas também para preservar as pessoas de uma situação desagradável. Como aquele vestido que não ficou tão bem na sua esposa, mas que você diz que ela está linda (este também é um exemplo de uso da mentira em benefício próprio).

Políticos adoram mentiras. E não é só no Brasil que isto ocorre, é um mal que contaminou toda a classe em todos os países.

Crianças mentem? Segundo os psicólogos e pedagogos elas disfarçam a realidade. Talvez como os escritores.

Homenagem ao dia da mentira

Para não deixar o dia passar em branco, vamos disponibilizar o livro do rei, ou melhor, barão dos mentirosos.

Com vocês o maior mentiroso de todos os tempos (que não é político); Barão de Munchausen.

As Loucas aventuras do Barão de Munchausen foi escrito por Rudolph Erich Raspe em 1785, baseada nas aventuras de Karl Friedrich Hieronymus von Münchhausen, sim o barão de Munchausen existiu na vida real e foi um militar, que viveu muitas aventuras, que foram exageradas por Rudolph (um caso típico de valorização da realidade em prol de uma boa história).

O personagem se equilibra entre a realidade e a fantasia, talvez como as crianças o fazem quando precisam dizer a verdade, criando um mundo fantástico onde enfrenta os mais diversos perigos, fazendo inveja ao próprio Don Quixote de La Mancha.

É um livro curto e divertido para se ler em um dia, um dia dedicado aos tolos e aos viajantes das ideias.

Boa leitura!

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis. Antes de se cadastrar, leia a política de privacidade do site Clique aqui

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *