Laurentino Gomes

postado em: Quem escreve | 0
Compartilhar:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.kbook.com.br/quem-escreve/laurentino-gomes-2
Twitter
SHARE
Laurentino Gomes formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e fez pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), além de realizar cursos na Inglaterra (Cambridge) e nos Estados Unidos (Vanderbilt).  Como jornalista, foi repórter e editor de diversos veículos, destacando-se o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja, além de diretor da Editora Abril. É membro titular da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
 
Como escritor, ficou conhecido pela autoria do best-seller 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, onde narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil. O livro recebeu em 2008 o prêmio de melhor ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro reportagem e de livro do ano de não ficção, tendo permanecido três anos consecutivos na lista dos mais vendidos de Portugal e do Brasil. Laurentino também foi eleito pela revista Época (Globo) como uma das 100 pessoas mais influentes do ano de 2008, por ter conseguido superar a marca de meio milhão de exemplares vendidos de seu livro de história do Brasil.

Em 2010, o autor lança seu segundo livro, 1822, que trata da Independência do Brasil. O lançamento ocorre no Museu do Café, em Santos, na data de aniversário de 88 anos do edifício da Bolsa Oficial de Café. A obra também é agraciada com o Prêmio Jabuti de 2011 na categoria não ficção.

Publicações

  • 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
  • 1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado…

Deixe uma resposta