Lançamento da coleção Bombons Sortidos – Plínio Camillo

postado em: Quem escreve, Tofu com pimenta | 0
Compartilhar:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.kbook.com.br/quem-escreve/lancamento-da-colecao-bombons-sortidos-plinio-camillo
Twitter
SHARE

E se a vida fosse como chocolate? As vezes amarga, em outros momentos doce. Poderia vir com uma boa xícara de café ou só para aplacar uma ressaca. Com esta analogia Plínio Camillo está lançando uma série de contos escancaradamente baseados na vida real.

Aproveitando o clima de Páscoa, onde vai se o dia, mas ficam os chocolates, a coleção está dividida nos seguintes volumes: Amargo, Ao Leite, Castanhas, Crocante, Meio Amargo, Meio Doce, Mel, Pimenta, Recheados e Trufados.

As verdades, encantamentos e desilusões da vida são desveladas de maneira pura ou recheadas de misturas como castanhas, mel e pimenta.

Pois nestes contos norteiam-se por sugerir mundos encantados, encadeamentos poucos usuais, pausa, silencio e elefantes na sala.

 

VOLUME 1: AMARGO.

Como diria Heródoto: De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é que temos de ter consciência de muito e controle de nada. Amargo é adjetivo e substantivo masculino e em um dos sentidos figurados é desagradável, como as lembranças de 1976 ou as obscuridades de A HORA MAIS CLARA ANTES DO ANOITECER. Também é duro difícil, como O HOMEM QUE DEVE MORRER se fez ou que SEMPRE TIVE MEDO DA MORTE. Amargo também é ressentido, muito magoado, como quando UM PILANTRA MANDOU NUDES PARA A MINHA MULHER.

 

VOLUME 2: AO LEITE.

Neste estão a ABIGAIL, que foi e voltou e a ÂNGELA, sozinha, comeu uma feijoada grande não deixando nem uma laranja para a Clara. Estão a BENILDE E ZÍNIA que não resistiram quando foram assaltadas, a leitora sonhadora BIANCA e a imprevisível CELESTINA.

 

VOLUME 3: CASTANHAS.

Existe a expressão:estalar a castanha na boca” significando que ou é ficar espantado como quando o BARCO AFUNDA COM 530 PASSAGEIROS ou logrado, como ao ler CUCA LEGAL e até lamento muito, decepcionado com a ELEONORA OU QUANDO UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA NÃO TEM O QUE FAZER. Também é se sentir perturbado EM UMA TARDE DE DOMINGO … e fracassado com os FRAGMENTOS DO DISCURSO AMOROSO.

 

VOLUME 4: CROCANTE

Crocante é algo que quebra como a união de A BAILARINA E O SOLDADO. Ou o pensar de GENOVEVA depois que tocou “Perigosas” da Frenéticas ou quando, finalmente GETÚLIO acordou de sonhos intranquilos. Refletindo crocante temos em OLIVEIRA que tem que pedir dinheiro emprestado para a filha e em IRMÃ SOL E IRMÃO LUA quando fechou os olhos.

 

VOLUME 5: MEIO AMARGO.

Fato! Não é muito desagradável pois em LOUCO AMOR, Tânia conseguiu ser uma “velha amiga e confidente” da irmã dele. Ou só um pouco amargurado pois em MARIAS elas fizeram o que muita gente já fez. Nem totalmente ressentido pois LUIZA E LUIZ tiveram uma vida circular. Não é desagradável pois levei um ipon na Avenida Paulista com a Brigadeiro no REBU e nem tão ruim como o almoço que a VIOLETA preparou.

 

VOLUME 6: MEIO DOCE.

No meio temos a doce cantoria no VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR com a dupla: TOMATE E TONHÃO e teremos as clássicas músicas DENATAL. Também veremos o doce olhar sobre a ÍRIS e o meio afastar do ULISSES. Tudo adornado pelo DEPOIMENTO DO ASSASSINO CONFESSO DE SETE PESSOAS PORTADORAS DE ALTURA MUITO MENOR QUE A MÉDIA DA POPULAÇÃO EM GERAL DESTE REINO.

 

VOLUME 7: MEL.

No MEL, Xangô foi enamorado por EWÁ, porém não a conquistou nem a alma ou coração ou o corpo e OBÁ e uma lutadora e temida pelos outros, já ONIRÁ adora a luta, o desafio e o vencer barreiras. OXUN, linda, sensual, porém sempre agindo com estratégia como a OYÁ IANSÃ que é esposa de Xangô e a perdição de Logun Edé. Um oportuno aviso QUIZUMBA é um pouco mais que confusão ou briga.

 

VOLUME 8: PIMENTA.

Relembrando Conceição Evaristo: “a nossa escrevivência não pode ser lida como histórias para „ninar os da casa grande ‟e sim para incomodá-los em seus sonos injustos. Em PIMENTA as narrativas não são pautadas pelo ponto de vista dos senhores, mas dos que, durante séculos, foram constantemente violentados como a constatação de A MÃO QUE AÇOITA ou as reflexões do BOI FALÔ. DOZE, TREZE … VINTE … VINTE E TRÊS é homenagem ao pai e constatação da frágil mudança que ainda não instalou. A esperança inicia pois É FÁCIL QUEBRAR UMA VARA, MAS É DIFÍCIL QUEBRAR UM FEIXE DE VARAS apesar da trilha cometida pelo MANUEL CAPITÃO e o olhar do JESUÍNO alenta.

 

VOLUME 9: RECHEADOS.

Recheados é diversidade como em CIDÃO E QUITÉRIA. Pluralidade como a viagem no ÔNIBUS ou multiplicidades que são OS AVÔS DE VITÓRIA. É um ângulo diferente na receita do PAVÊ DE AMENDOIM COM LEITE CONDENSADO e a comunhão dos contrários no QUATRO, QUATRO, DOIS.

 

VOLUME 10: TRUFADOS.

É sobre a Maria Querubim, Queru, a única detetive da Praça da Sé que abre aos domingos e BAILA COMIGO nas noites de quinta feira e nos conta as peripécias de DUAS VIDAS do lixo ao limbo. Maria Querubim, Queru, a única detetive, da Praça da Sé, que atende aos domingos e que em O ATEU E A DETETIVE entregou a planilha de despesas com os custos aumentados. Maria Querubim, Queru, a única detetive, da Praça da Sé, que atende aos domingos e que no Carnaval somente desfila no Cordão da Sé ladeada pelo O BOFE.

 

Em algum deles você pode se identificar, gostar mais do outro, experimentar sabores novos, o que se pode garantir é uma boa viagem em cada um deles escolha o seu e boa leitura!

 

Onde e quando vai ser?

Data: 07.04.2018 – Sábado
Horário: 16 às 20hs
Local: Espaço Kazuá- Rua Ana Cintra, 26 – Santa Cecília – São Paulo – Capital

Bibliografia do Plínio:

  • Abigail coletânea de contos (diversos autores) – Editora Terracota
  • O namorado do papai ronca – romance infanto juvenil – ProAC 2012 – Editora Prólogo – Selo Mundomundano
  • Assim você me mata – coletânea de contos (diversos autores) – Editora Terracota
  • Coração Peludo – coletânea de contos – Editora Kazuá
  • Outras Vozes – coletânea de contos sobre o negro escravizado no Brasil – 11Editora
  • DesContos de Fadas – coletânea de contos (diversos autores) – Alink Editora
  • Primeiramente – coletânea de contos (diversos autores) – Alink Editora
  • Escangalhar – Organizador: coletânea de contos (diversos autores) – Resultado da Oficina de contos promovidos pela Editora Kazuá
  • DE RUA – coletânea de contos sobre meninos de rua (A literatura servindo como reflexão dos trabalhos dos Educadores de Rua) – Editora Kazuá
  • Bombons Sortidos – coletânea de contos divididos em dez livros: Amargo, Ao Leite, Castanhas, Mel, Pimenta, Crocante, Meio Amargo, Meio Doce, Recheados e – Editora Kazuá

 

Quer saber mais? Então tá, seguem os blogues.

Outras Vozes – http://negrosoutrasvozes.wordpress.com/

Coração Peludo – http://cervejaerua.wordpress.com/

Bombons Sortidoshttp://contosbombonsortidos.wordpress.com/

O Namorado do papai ronca – http://pliniocamillo.wordpress.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *