O Homem Invisível – H.G. Wells

O Homem Invisível de H.G. Wells pode ser considerado o percursor da ficção científica. A história do cientista que usa seu próprio corpo como cobaia, foi largamente explorada em várias obras do gênero, como o médico e o monstro, por exemplo.

Cientistas loucos aos poucos se tornaram fantásticos antagonistas, ao lado de bruxas e demônios, substituindo a magia pela ciência, dando uma explicação “plausível” para determinado eventos.

Como no caso da mosca, que ao se transportar junto com um cientista, mais um que usa seu próprio corpo como cobaia, acaba por ter seus genes misturados com o do pesquisador e vice-versa.

A “lógica plausível” neste caso é que se alguma coisa pode transportar matéria orgânica, pode também recombinar seus genes. Mas no fundo acaba namorando com a magia no campo do inexplicável.

 

O Homem invisível

H.G. Wells publicou o romance em 1897. Nele o Dr. Griffin, nosso protagonista, é obcecado em encontrar a fórmula da invisibilidade.

Depois de vários anos e milhares de experiências consegue encontrar a fórmula perfeita. Como qualquer cientista normalmente faria, testa em uma cobaia, neste caso um gato, que acaba por ficar invisível.

Com este sucesso, começa a trama, ele testa a fórmula e si mesmo. A segunda parte do livro, mostra ele em um vilarejo, com o corpo coberto por faixas, que se hospeda em uma pousada chamada The Coach and Horses. É claro que a figura de Griffin causa grande estranhamento nos outros hóspedes e na população local.

Misteriosamente alguns estabelecimentos começam a ser roubados, e não precisa ser um grande detetive para saber que o principal suspeito é o novo hóspede.

E as suspeitas têm fundamentos, Griffin estava preso em seu experimento, não consegui ficar visível, e como gastou todos os seus recursos na tentativa de achar uma cura, começou a roubar.

A trama se desenvolve e ele é encurralado pelos moradores da vila, na tentativa de escapar, se livra de suas roupas e foge pela floresta. Nesta altura todos já sabem de sua estranha condição.

A situação vai ficando insuportável para o cientista que aos poucos vai perdendo a sanidade, até ser pego por uma multidão e morrer espancado.

Ao morrer, seu corpo começa a aparece aos poucos.

E a sua tragédia, finalmente encontra um fim.

 

A invisibilidade

Hoje há realmente cientistas trabalhando na tecnologia da invisibilidade, mas dificilmente veremos algum objeto flutuando nas ruas, sendo carregado por um homem invisível.

Em primeiro lugar, se houvesse alguém realmente invisível, ele seria cego, pois a luz passaria pelos seus olhos, e sem este estímulo, o cérebro não tem como formar uma imagem. Seria uma situação interessante, não o veríamos, mas ele também não poderia nos ver.

E como seria esta invisibilidade então. Há muitos exemplos de invisibilidade que já funcionam. Como aviões que não aparecem nos radares.

Há as pesquisas de metamateriais, que realmente podem realmente distorcer a luz e causar o efeito da invisibilidade, veja mais sobre este assunto aqui.

Muitos animais desenvolveram técnicas que podem ser consideradas uma fórmula da invisibilidade, chama-se mimetismo, onde eles se camuflam de tal forma que se tornam literalmente invisíveis para os predadores.

Seja como for, a invisibilidade é um assunto interessante, e agora faz parte da nossa biblioteca. Baixo o livro “O Homem invisível” e divirta-se.

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis. Antes de se cadastrar, leia a política de privacidade do site Clique aqui

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *