O ALEPH de Jorge Luis Borges

“O Aleph” de Borges é uma reunião de 17 contos. O meu preferido é a casa de astérion, onde a história do minotauro é contada pelo ponto de vista dele. De como o labirinto é sua casa e por vezes o mundo.

O tédio de sua vida, as mortes dos que se aventuraram pelos corredores sem fim de sua casa e o final, a redenção nas mãos de Teseu.

Todos os contos são fantásticos, a história que intitula o livro fala de um ponto em uma casa, onde o universo se funde no passado, presente e futuro. Um ligar acima da lógica humana, onde a mente não suportaria existir; o infinito.

Estes contos, formam a gênese do realismo mágico, precedendo as obras de grandes mestres como Gabriel Garcia Márquez e Mario Vargas Llosa.

A ideia de infinito trabalhada por Borges, chega a brincar com conceitos de tempo espaço em que o tudo está preso a uma parcela minúscula da existência, como se o Big Bang fosse uma ilusão. Ainda estamos lá, presos todos no mesmo espaço, no mesmo ponto.

E não deixa de ser verdade, pois sem o tempo, estaríamos todos presos num começo sem fim.

O formidável desta obra, é que a cada conto, a cada história, mergulhamos em um universo totalmente diferente, mas relacionado de alguma forma, convergindo ao tal ponto inicial do infinito.

 

Jorge Luis Borges

Jorge Luis Borges nasceu em 1899 na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina.

Sua genialidade se revelou logo cedo, com 7 anos de idade escreveu o seu primeiro conto. Aos 9 traduziu textos de Oscar Wilde para o Espanhol.

Começou a publicar aos 20 anos, escreveu contos, romances, poesia, ensaios e críticas literárias, sua obra é gigantesca.

Em 1937, foi nomeado diretor da Biblioteca Pública Nacional. Em 1955, ficou cego, como aconteceu com seu pai.

Para homenagear Borges, Umberto Eco criou, em  “O Nome da Rosa” ,  o personagem Jorge de Burgos, que além da semelhança no nome é cego.

Olá, você pode baixar os seus livros normalmente, basta deixar os seus dados aqui. Gostaria de saber um pouco mais sobre você, os seus gostos, seus ódios e assim poder oferecer mais conteúdo que te agrade.

Se já for cadastrado, é só se logar.

Este cadastro é feito uma única vez, quando você voltar basta se logar e todos os livros estarão disponíveis. Antes de se cadastrar, leia a política de privacidade do site Clique aqui

Depois de se registrar, você poderá editar os seus dados na página 'Meu canto'.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *