5 livros online de Ariano Suassuna

postado em: FreeBooks, Quem escreve | 0
Compartilhar:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.kbook.com.br/freebooks/5-livros-online-de-ariano-suassuna
Twitter
SHARE

5 livros onlide de Ariano Suassuna para o senhor…

“cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre.”

E assim seguia a legião dos mortos ao seu destino final, no livro do auto da compadecida, uma das mais famosas obras de Ariano Suassuna.

 

Ariano Suassuna, vida e obra

Ariano Vilar Suassuna, nasceu em João Pessoa no dia 16 de junho de 1927. Pernambucano, foi dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta.

Seu pai, João Suassuna, foi assassinado na revolução de 1930 por motivos políticos.

O próprio Ariano Suassuna reconhecia que o assassinato de seu pai, João Suassuna, ocupava posição marcante em sua inquietação criadora. No discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, disse:

“Posso dizer que, como escritor, eu sou, de certa forma, aquele mesmo menino que, perdendo o pai assassinado no dia 9 de outubro de 1930, passou o resto da vida tentando protestar contra sua morte através do que faço e do que escrevo, oferecendo-lhe esta precária compensação e, ao mesmo tempo, buscando recuperar sua imagem, através da lembrança, dos depoimentos dos outros, das palavras que o pai deixou.”

A famíia mudou-se então para Taperoá, nesta cidade Ariano começou a estudar e assistiu pela primeira vez uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, a linguagem do improviso, comum a estes estilos marcou sua obra.

“Não me preocupo muito em ter ou não uma posição como artista. Literatura para mim não é mercado. É a minha festa, é onde eu me realizo. Digo sempre: arte é missão, vocação e festa. Não me venham com essa história de mercado.”

Não leia Suassuna, deguste cada palavra e apenas se deixe levar. Contradizendo o prórpio escritor. A morte não iguala ricos e pobres, justos e pecadores. Alguns viverão eternamente acima da própria existência. Este é o escritor Pernambucano, que defendeu o pai morto por políticos, que teve esperança, que teve história, Este é Ariano Suassuna.

Abaixo cinco obras deste incrível escritor.

É só clicar, baixar e ler!

Deixe uma resposta