12 livros online gratuitos de Fernando Pessoa

postado em: FreeBooks | 0
Compartilhar:
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.kbook.com.br/freebooks/12-livros-online-gratuitos-de-fernando-pessoa
Twitter
SHARE

“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo” – Fernando Pessoa

Esta é uma das minhas frases favoritas do Fernando Pessoa, uma entre tantas outras.

Fernando Pessoa foi educado na África do Sul, em uma escola católica Irlandesa, o que o deixou mais confortável em escrever em Inglês do que em Português, não que isto fosse algum obstáculo para ele ou seus heterônimos.

O que são heterônimos?

Heterônimo são personagens fictícias que servem para mostrar diferentes maneiras de se ver e escrever. No caso de Fernando Pessoa foram criados mais de 70 heterônimos, alguns mais bem definidos que outros, entre ao mais famosos estão: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.

 

Alberto Caeiro

Alberto Caeiro era o mestre de todos os outros heterônimos, além de ser mestre do próprio Fernando Pessoa. Nascido em 16 de abril de 1889, Caeiro era órfão de pai e mãe e viveu a vida inteira no campo com sua tia.

 

Ricardo Reis

Nascido em 19 de novembro de 1887, no Porto, Ricardo Reis tinha formação em medicina. Exilou-se no Brasil porque não concordava com a Proclamação da República Portuguesa. É uma face de Fernando Pessoa ligada ao clássico, à cultura greco-latina.

 

Álvaro de Campos

Era a face mais ligada ao modernismo e ao futurismo. Nascido em 15 de outubro de 1890, em Távira, Álvaro é engenheiro formado em Glasgow, mas não exerceu a profissão por não gostar de sentir-se preso em escritório.

 

O crítico literário Harold Bloom o incluiu entre os 26 melhores escritores da civilização Ocidental, não só na literatura Portuguesa como também na Inglesa;

A biblioteca digital mantida pelo Ministério da Educação, disponibilizou várias obras de Pessoa, separei aqui doze delas, divirtam-se.

É só clicar, baixar e ler!

Deixe uma resposta